Sobre

Nascida em Vacaria, no Rio Grande do Sul, Luciana formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Uniderp, na cidade Campo Grande (MS) em 1999. Encontrou na Arquitetura a sua paixão pelo Paisagismo, a partir de então, intensificou suas buscas e pesquisas para agregar mais conhecimento botânico e agronômico à sua bagagem arquitetônica. Cursou alguns módulos de conhecimento paisagístico no “Centro Paisagístico Gustaff Winters” e na “Escola Paulista de Paisagismo”.

Sua carreira iniciou, efetivamente, em 2002 quando se mudou para o Rio de Janeiro, onde fez Graduação em Paisagismo na Universidade Veiga de Almeida sob a coordenação do Arquiteto Paisagista Fernando Chacel e Eduardo Barra. Trabalhou com projetos urbanísticos no Escritório Sergio Moreira Dias, tendo a oportunidade de conhecer e, posteriormente, trabalhar com o atuante paisagista Sergio Santana, agregando experiências com Masterplan e desenvolvimento de grandes projetos paisagísticos.

Em 2005, entrou para a equipe Landscape Jardins, a ocasião lhe permitiu aplicar todo o conhecimento adquirido até então. Deixou a equipe em 2009 para atender seus próprios projetos no Rio de Janeiro e também em São Paulo, onde passou a morar nos anos seguintes. De volta a Campo Grande desde 2012, criou a Coltivare em parceria com a arquiteta Anelise Da Riva.

Novamente em seu próprio escritório, desenvolve projetos em áreas residenciais, comerciais e rurais. Com quase 20 anos de experiência na área, Luciana trabalha com a premissa de que um verdadeiro paisagista observa e utiliza seu conhecimento para integrar o conjunto arquitetônico com a natureza, mantendo a identidade do local e tendo a preocupação e compromisso com o futuro do que está sendo criado. Afinal, o jardim é um ambiente vivo que se renova e evolui a cada dia e que, por menor que seja, tem um papel ecológico e social, além de contribuir pra a saúde do planeta.